sábado, 26 de março de 2011

População Europeia


O continente Europeu abriga uma população de 750 milhões de habitantes, número elevado se considerar que a extensão territorial é relativamente limitada, o que significa que é bastante povoado. Com uma densidade demográfica de 72 hab./km² e 11% da população mundial.
Grande parte dessa papulação é formada por imigrantes.

Grupos Étinicos

A população europeia é constituída por diversos grupos étnicos, com destaque para: anglo-saxões, escandinavos, eslavos, germânicos e latinos. Um dado importante é que a esmagadora maioria da população é constituída por brancos.
Distribuição
A população está irregularmente distribuída no território continental, há verdadeiros vazios demográficos, com densidade inferior a 1 hab/km².
As regiões mais povoadas do continente se encontram na Europa centro-ocidental, áreas que abrigam a maioria dos parques industriais e demais atividades produtivas, com destaque para Itália, Países Baixos, França, Reino Unido e Alemanha.
Os vazios demográficos citados ocorrem no norte da Europa, fator provocado pelo clima, pois nessa região há o predomínio de temperaturas muito baixas com invernos extremamente rigorosos e prolongados.
O país mais populoso desse continente é a Rússia, com cerca de 144 milhões de habitantes, seguido por Alemanha; França, Reino Unido, Itália, Ucrânia, e Espanha. Apesar de a Rússia ser o país mais populoso, apresenta uma população relativa baixa, resultado do enorme território.

Estrutura Etária
 A população européia é formada segundo a estrutura etária por pessoas adultas e idosas em sua maioria, os níveis apresentados superam as médias internacionais.

Estrutura etária da Europa em relação ao mundo:

0 a 14 anos de idade Europa: 15,4% Mundo: 27,4%

15 a 64 anos de idade Europa: 68,3% Mundo: 65,1%

Acima de 65 anos Europa: 16,3% Mundo: 7,5%

A população européia que integra o PEA (População Economicamente Ativa) geralmente desenvolve suas atividades nos centros urbanos e atuam principalmente nos setores secundários e terciários.

Esse fator é resultado do alto nível de industrialização no qual a maioria dos países europeus se encontra, além de possuir uma atividade rural ligada à modernização, dessa forma produz poucos postos de trabalho nesse segmento.

  Natalidade

Enquanto a população de países subdesenvolvidos sofre com precárias condições de vida, na Europa a economia e a qualidade de vida das pessoas a estabilidade  dos países e com a educação elevada as pessoas consequem perceber as dificuldades de criar um filho por esse motivo elas preferem não ter filhos ou ao invés, de ter dois filhos elas tem um  só o que se chama de redução do crescimento vegetativo.
Por esse motivo o governo criou um incentivo que se chama incentivo a natalidade, ele funciona  assim as familias que opitarem ter filhos tem o direito de ficar afastado do trabalho em um período de 14 meses,uma ajuda financeira em dinheiro e assistência médica e odontológica.